A história da região denominada Sertão do Capim Mimoso próxima aos Rio Pardo e rio Sapucaí tem início com os bandeirantes: A partir da bandeira do Anhangüera (o filho), em 1722, que construiu o "Caminho de Goiás", ou "Estrada dos Goiáses" que ligava a Cidade de São Paulo até as minas de ouro de Goiás que naquela época pertencia à Capitania de São Paulo.
Começa a surgir, a partir de então, os famosos "pousos" de tropeiros, locais onde os paulistas paravam para descansarem eles e os animais de carga, durante as viagens que faziam em sua busca pelo ouro no interior do Brasil. O Pouso que deu origem à cidade de Franca era conhecida, na época, pelos Bandeirantes, por "Pouso dos Bagres".
No final do século XVIII, haviam dispersos na região vários desses pousos. Em 1779, moravam cerca de uma centena de pessoas, no sertão do rio pardo pertencente à Vila de Mogi Mirim. Para uma melhor organização do local, foi criada uma Companhia de Ordenanças e nomeado como Capitão o português Manoel de Almeida e posteriormente comandou o distrito, a partir de 1804, o Capitão Hipólito Pinheiro.
No início do século XIX, os filhos de Manoel de Almeida (Antônio Antunes de Almeida e Vicente Ferreira de Almeida) doam suas terras para a construção de uma capela, benzida pelo Padre Joaquim Martins Rodrigues.
Juntam-se, depois, a essa população mineiros e goianos, que devida à decadência da mineração em suas regiões, começam a se instalar no "Belo Sertão do Rio Pardo", por incentivo do governador-geral da Capitania de São Paulo, Antônio José da Franca e Horta, ao qual se deve o nome da cidade.
Esses pioneiros reinvidicaram junto ao governo geral do Brasil a criação de uma freguesia porque a freguesia mais próxima era a de Mogi Mirim a centenas de quilômetros de distância.
[editar] Transportes
Transporte coletivo urbano
A cidade conta com o sistema Passe Fácil, bilhete eletrônico com terminais de integração, como o Terminal Ayrton Senna, no Centro, e o Terminal Sabino Loureiro, na Estação. Atualmente, possui duas empresas de transporte: São José e Atual.
Transporte intermunicipal
Possui um terminal Rodoviário, no Jardim América, que a liga Franca várias outras cidades, inclusive capitais.
Aeroporto
Aeroporto Estadual Tenente Lund Presoto: vôos regulares com as empresas TAM e Passaredo.
É a maior cidade produtora de calçados do país, possuindo mais de 700 indústrias de grande e médio porte, tais como Ferracini, Amazonas, Samello, Sândalo, HB, Pé de Ferro, Mariner, Bull Terrier e Democrata. Com produção em grande escala voltada para exportação, a cidade leva seus produtos a várias partes do mundo como, EUA, Europa, Ásia e América Latina. Seguem-se indústrias de confecções, de fundição, de jóias e diamantes, metalúrgicas, de alimentação, de cosméticos e móveis entre outras. Franca é também um dos maiores pólos de lapidação de diamantes do mundo, no município encontra-se o único escritório do país especializado em diamantes.
Destaca-se ainda como centro de uma das mais importantes regiões produtoras de café do Mundo, a "Alta Mogiana". O café produzido nessa região possui alta aceitação nos mercados nacional e internacional, e é caracterizado pelo sabor de chocolate e pela sua doçura natural. Grande parte da produção local de café é comercializada por meio da COCAPEC – Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, que reúne inúmeros agricultores da região e participa das diversas etapas produtivas e de distribuição do café.
O comércio também se destaca na cidade. Além da população local, grande parte dos moradores da região dependem do comércio francano.
Franca também é conhecida na região como centro de produção e de difusão de conhecimento tecnológico. [carece de fontes?] Sua região está sendo considerada a mais nova "Cidade Digital" brasileira [carece de fontes?], consolidada com os investimentos realizados na melhoria dos processos de desenvolvimento de software e com a instalação de dezenas de empresas vindas de outras regiões e empresas francanas formadas por ex-estudantes de cursos de tecnologias da cidade. [carece de fontes?]
É a maior cidade produtora de calçados do país, possuindo mais de 700 indústrias de grande e médio porte, tais como Ferracini, Amazonas, Samello, Sândalo, HB, Pé de Ferro, Mariner, Bull Terrier e Democrata. Com produção em grande escala voltada para exportação, a cidade leva seus produtos a várias partes do mundo como, EUA, Europa, Ásia e América Latina. Seguem-se indústrias de confecções, de fundição, de jóias e diamantes, metalúrgicas, de alimentação, de cosméticos e móveis entre outras. Franca é também um dos maiores pólos de lapidação de diamantes do mundo, no município encontra-se o único escritório do país especializado em diamantes.
Destaca-se ainda como centro de uma das mais importantes regiões produtoras de café do Mundo, a "Alta Mogiana". O café produzido nessa região possui alta aceitação nos mercados nacional e internacional, e é caracterizado pelo sabor de chocolate e pela sua doçura natural. Grande parte da produção local de café é comercializada por meio da COCAPEC - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, que reúne inúmeros agricultores da região e participa das diversas etapas produtivas e de distribuição do café.
O comércio também se destaca na cidade. Além da população local, grande parte dos moradores da região dependem do comércio francano.
Franca também é conhecida na região como centro de produção e de difusão de conhecimento tecnológico.[carece de fontes?] Sua região está sendo considerada a mais nova "Cidade Digital" brasileira[carece de fontes?], consolidada com os investimentos realizados na melhoria dos processos de desenvolvimento de sotfware e com a instalação de dezenas de empresas vindas de outras regiões e empresas francanas formadas por ex-estudantes de cursos de tecnologias da cidade.[carece de fontes?]
sexta-feira, 13 de junho de 2008
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