segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
patos mandarins
Por: jean nº7
ganso do sião
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Aula de Português
Estamos também a conjugar verbos nos vários tempos existentes.
Ciências
Até à próxima semana e não se cansem muito por esperar.
De Fábio
cidadania de joão clementinho:P
e os comportamentos que devemos ter com um entrevistador...
Por enquanto, é só isso.
Paque Pedagógico
João,Tiago e Jean
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
sexta-feira, 13 de junho de 2008
França
Começa a surgir, a partir de então, os famosos "pousos" de tropeiros, locais onde os paulistas paravam para descansarem eles e os animais de carga, durante as viagens que faziam em sua busca pelo ouro no interior do Brasil. O Pouso que deu origem à cidade de Franca era conhecida, na época, pelos Bandeirantes, por "Pouso dos Bagres".
No final do século XVIII, haviam dispersos na região vários desses pousos. Em 1779, moravam cerca de uma centena de pessoas, no sertão do rio pardo pertencente à Vila de Mogi Mirim. Para uma melhor organização do local, foi criada uma Companhia de Ordenanças e nomeado como Capitão o português Manoel de Almeida e posteriormente comandou o distrito, a partir de 1804, o Capitão Hipólito Pinheiro.
No início do século XIX, os filhos de Manoel de Almeida (Antônio Antunes de Almeida e Vicente Ferreira de Almeida) doam suas terras para a construção de uma capela, benzida pelo Padre Joaquim Martins Rodrigues.
Juntam-se, depois, a essa população mineiros e goianos, que devida à decadência da mineração em suas regiões, começam a se instalar no "Belo Sertão do Rio Pardo", por incentivo do governador-geral da Capitania de São Paulo, Antônio José da Franca e Horta, ao qual se deve o nome da cidade.
Esses pioneiros reinvidicaram junto ao governo geral do Brasil a criação de uma freguesia porque a freguesia mais próxima era a de Mogi Mirim a centenas de quilômetros de distância.
[editar] Transportes
Transporte coletivo urbano
A cidade conta com o sistema Passe Fácil, bilhete eletrônico com terminais de integração, como o Terminal Ayrton Senna, no Centro, e o Terminal Sabino Loureiro, na Estação. Atualmente, possui duas empresas de transporte: São José e Atual.
Transporte intermunicipal
Possui um terminal Rodoviário, no Jardim América, que a liga Franca várias outras cidades, inclusive capitais.
Aeroporto
Aeroporto Estadual Tenente Lund Presoto: vôos regulares com as empresas TAM e Passaredo.
É a maior cidade produtora de calçados do país, possuindo mais de 700 indústrias de grande e médio porte, tais como Ferracini, Amazonas, Samello, Sândalo, HB, Pé de Ferro, Mariner, Bull Terrier e Democrata. Com produção em grande escala voltada para exportação, a cidade leva seus produtos a várias partes do mundo como, EUA, Europa, Ásia e América Latina. Seguem-se indústrias de confecções, de fundição, de jóias e diamantes, metalúrgicas, de alimentação, de cosméticos e móveis entre outras. Franca é também um dos maiores pólos de lapidação de diamantes do mundo, no município encontra-se o único escritório do país especializado em diamantes.
Destaca-se ainda como centro de uma das mais importantes regiões produtoras de café do Mundo, a "Alta Mogiana". O café produzido nessa região possui alta aceitação nos mercados nacional e internacional, e é caracterizado pelo sabor de chocolate e pela sua doçura natural. Grande parte da produção local de café é comercializada por meio da COCAPEC – Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, que reúne inúmeros agricultores da região e participa das diversas etapas produtivas e de distribuição do café.
O comércio também se destaca na cidade. Além da população local, grande parte dos moradores da região dependem do comércio francano.
Franca também é conhecida na região como centro de produção e de difusão de conhecimento tecnológico. [carece de fontes?] Sua região está sendo considerada a mais nova "Cidade Digital" brasileira [carece de fontes?], consolidada com os investimentos realizados na melhoria dos processos de desenvolvimento de software e com a instalação de dezenas de empresas vindas de outras regiões e empresas francanas formadas por ex-estudantes de cursos de tecnologias da cidade. [carece de fontes?]
É a maior cidade produtora de calçados do país, possuindo mais de 700 indústrias de grande e médio porte, tais como Ferracini, Amazonas, Samello, Sândalo, HB, Pé de Ferro, Mariner, Bull Terrier e Democrata. Com produção em grande escala voltada para exportação, a cidade leva seus produtos a várias partes do mundo como, EUA, Europa, Ásia e América Latina. Seguem-se indústrias de confecções, de fundição, de jóias e diamantes, metalúrgicas, de alimentação, de cosméticos e móveis entre outras. Franca é também um dos maiores pólos de lapidação de diamantes do mundo, no município encontra-se o único escritório do país especializado em diamantes.
Destaca-se ainda como centro de uma das mais importantes regiões produtoras de café do Mundo, a "Alta Mogiana". O café produzido nessa região possui alta aceitação nos mercados nacional e internacional, e é caracterizado pelo sabor de chocolate e pela sua doçura natural. Grande parte da produção local de café é comercializada por meio da COCAPEC - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, que reúne inúmeros agricultores da região e participa das diversas etapas produtivas e de distribuição do café.
O comércio também se destaca na cidade. Além da população local, grande parte dos moradores da região dependem do comércio francano.
Franca também é conhecida na região como centro de produção e de difusão de conhecimento tecnológico.[carece de fontes?] Sua região está sendo considerada a mais nova "Cidade Digital" brasileira[carece de fontes?], consolidada com os investimentos realizados na melhoria dos processos de desenvolvimento de sotfware e com a instalação de dezenas de empresas vindas de outras regiões e empresas francanas formadas por ex-estudantes de cursos de tecnologias da cidade.[carece de fontes?]
POLÓNIARzeczpospolita Polska República da Polónia POLÓNIA POLÓNIA Polónia (português europeu) ou Polônia (português brasileiro) (em polaco Polska; n
POLÓNIA
Polónia (português europeu) ou Polônia (português brasileiro) (em polaco Polska; nome oficial Rzeczpospolita Polska, República da Polónia) é um país da Europa Central que limita com a Alemanha a oeste, com a República Checa e a Eslováquia ao sul, com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste e com a Lituânia e o enclave russo de Kaliningrado ao norte. É banhada pelo mar Báltico ao norte. Ademais, possui uma fronteira marítima com a Dinamarca e a Suécia. Sua superfície total é de 312.683 km², o que a torna o 68º maior país do mundo. Sua população é de mais de 38,5 milhões de habitantes, concentrados principalmente em grandes cidades como Cracóvia e a capital Varsóvia.
O primeiro estado polaco foi criado em 966, com um território muito semelhante ao da moderna Polónia. Tornou-se um reino em 1025 e, em 1569, fortaleceu uma longa associação com o Grão-Ducado da Lituânia para criar a Comunidade Polaco-Lituana. Esta associação desmoronou em 1795. A Polónia recuperou sua independência em 1918, após a Primeira Guerra Mundial, mas tornou a perdê-la durante a Segunda Guerra Mundial ao ser ocupada por tropas nazistas e soviéticas. Com o fim do conflito, emergiu como um país comunista, integrante do bloco sob controle da antiga União Soviética. Em 1989, o governo comunista foi derrubado e a Polónia inaugurou a fase informalmente conhecida como "Terceira República Polaca". Actualmente, a Polónia é uma democracia liberal, membro da União Europeia, da OTAN, da OCDE e da OMC.
Rzeczpospolita Polska
República da Polónia
BANDEIRA
BRASÃO
TIAGO SILVA Nº15
Suíça


O país faz fronteira a Norte com a Alemanha, a Leste com a Áustria e o Liechtenstein, a Sul com a Itália e a Oeste com a França. A Suíça conta com 7 427 000 habitantes resultando numa densidade populacional de 176 habitantes por quilómetro quadrado. A capital administrativa é Berna. Outras cidades importantes são Zurique, Genebra, Lausana e Basileia.
A Suíça é uma das economias mais ricas do mundo e é sede de inúmeros bancos privados e de organizações internacionais. A sua história é marcada pela sua neutralidade política perante as outras nações e representa um marco de liberdade e de democracia para o mundo inteiro. [5]
A cultura do país é sobretudo marcada pela diversidade linguística mas bem divididas entre elas apesar das características do povo suíço serem mais homogéneas. Trata-se de uma população activa quer nível desportivo quer a nível cultural e político.
Alemanha
A Alemanha(República Federal da Alemanha)é um país localizado na Europa central, membro fundador da União Europeia, membro da NATO e do Grupo dos oito. O país é limitado a norte pelo Mar do norte, pela Dinamarca e pelo Mar Baltico, a leste pela Polonia e pela República checa, a sul pela Austria e pela Suiça e a oeste pela França,Luxemburgo, Bélgica e os Países baixos. Tem 16 estados federais e 82 milhões de habitantes.
Por:jean nº7
italia
A Itália compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. O país também compartilha uma fronteira marítima através do mar Adriático com a Croácia e a Eslovênia e através do Mar Lígure com a França. Os estados independentes de San Marino e a Cidade do Vaticano são enclaves no território italiano. Também pertence ao país a comuna de Campione d'Italia, um enclave no território da Suíça de língua italiana. O país inclui 92% da região física italiana, delimitada convencionalmente pelo divisor de águas alpino; além dos enclaves supracitados, os territórios seguintes não pertencem ao país: o Principado de Mônaco, Nice com Briga e Tenda, algumas listras dos Alpes próximas à fronteira francesa (Monginevro, Moncenisio e Piccolo San Bernardo), a Suíça de língua italiana (Cantão Tessino e alguns vales de Grigioni), a península da Ístria e uma parte de Friuli-Venezia Giulia, a ilha da Córsega e o arquipélago de Malta.
A Itália foi a terra de convivência de muitas civilizações européias bem conhecidas e influentes, inclusive os etruscos, os gregos e os romanos. Sua capital Roma tem sido uma cidade global historicamente importante, sobretudo como o núcleo da Roma antiga e da Igreja Católica. Há mais de 3000 anos, a Itália experimentou migrações e invasões de povos celtas, sarracenos, normandos, plantagenetas, germanos, francos, lombardos e gregos bizantinos, seguidas ao período da Renascença italiana, no qual as Guerras Italianas se realizaram e várias cidades-estado foram observadas para as suas realizações culturais. A Itália foi dividida em muitos estados independentes e muitas vezes experimentava a dominação estrangeira, antes da unificação italiana se realizar, criando a Itália como um estado-nação independente pela primeira vez em sua história. Durante o período sob a monarquia italiana e durante as duas guerras mundiais a Itália experimentou muitos conflitos, mas a estabilidade político-econômica foi restaurada após a proclamação da República Italiana.
A Itália é chamada "il Belpaese" ("belo país", em italiano) pelos seus habitantes, devido à beleza e a variedade das suas paisagens e por ter o maior patrimônio artístico do mundo; o país é a pátria do maior número de patrimônios mundiais da UNESCO (41 desde 13 de julho de 2006).
A Itália é um país desenvolvido com o 7º PIB mais alto em 2006, um membro do G8 e um membro de fundação do que é agora a União Européia, tendo assinado o Tratado de Roma em 1957.
Os habitantes da Itália referem-se como italianos (italiano: italiani ou poeticamente italici).
Ricardo
Romenia
A população romena tem o costume de freqüentar feiras em vez de ir às lojas. Essas feiras são geralmente artesanais. A Roménia é um país com um grande número de castelos, sendo alguns constituídos de madeira e muito bem conservados ao longo dos séculos. Esses castelos atraem muitos turistas durante todo o ano. O castelo mais visitado é o famoso Castelo de Bran onde, segundo a tradição, viveram o Conde Drácula e Elisabeth Bathory.
O nome Roménia vem de Roma ou do Império Romano (Oriental) e enfatiza as origens do país como província do Império Romano. Na Antiguidade Tardia, o Império Romano era frequentemente chamado de Romania em latim. Alguns historiadores afirmam que o Império Bizantino medieval deveria ser chamado propriamente de Romania, mas isso não foi aceito. O nome "Romania" também é usado para o grupo de terras europeias onde apareceram as línguas românicas.
joao sequeira
República Checa joão clementinho


A República Checa ou Tcheca (em checo Česká republika), chamada menos comumente de Chéquia ou Tchéquia[carece de fontes?] é um país da Europa Central, limitado a norte pela Polónia, a leste pela Eslováquia, a sul pela Áustria e a oeste e norte pela Alemanha. A capital do país é Praga. É membro da União Europeia desde 2004.
Desporto
Os desportistas mais renomeados da República Checa (incluindo também os atletas do tempo da Tchecoslováquia) são: Emil Zatopek (atletismo), Frantisek Planicka, Josef Masopust, Tomas Skuhravý,Petr Cech, Pavel Nedved e Milan Baros (todos do futebol) e Tomas Enge (automobilismo).
terça-feira, 20 de maio de 2008
sexta-feira, 16 de maio de 2008
terça-feira, 13 de maio de 2008
sexta-feira, 9 de maio de 2008
a vossa segurança na net
www.miudossegurosna.net
www.seguranet.pt
estes sao alguns dos sites
que vos podem ajudar a estar
na net seguros
João Pedro Ferreira e Tiago Silva
cuidados a ter com a internet
http://videos.sapo.pt/zbmJ6lKqJLtVtVA8BzZ3
realizado por rodolfo rosa nº 14
vantagem e desvantagem na internet
Perigos
Visionamento de material impróprio (ex: pornografia, violência, …)
Incitamento à violência e ao ódio
Violação da privacidade
Violação da lei
Encontros “on-line” com pessoas menos recomendáveis
Vantagens
Pode-se fazer compras pela Internet.
Consultar contas bancárias
Falar com os amigos mais distantes pelo MSN
E fazer pesquisas
Cuidado a ter
Utilize o computador e a Internet com os seus filhos. Deixe que eles tenham o prazer de lhe mostrar os seus sítios favoritos.
Coloque o computador num local da casa onde todos tenham acesso, e não no quarto dele/dela. É muito difícil para o aliciador comunicar-se com uma criança ou adolescente quando o computador está num lugar visível para os pais ou qualquer outro membro da família.
Deve ter acesso à conta de serviço dos seus filhos, e examinar periodicamente o seu correio electrónico [e-mail]. Seja sincero com eles quanto ao seu acesso a esta conta e as razões pelas quais o faz.
Tenha no computador que o seu filho utiliza um firewall ou filtros que impeçam o acesso a informação não desejada. Mas não esquecer que os filtros não são 100% fiáveis.
Ensine-os a usar a Internet de maneira responsável. Há actividades na Internet de muito mais importância do que os atractivos que as salas de conversa [chat rooms] ou Fóruns oferecem.
Procure saber quais são os serviços de segurança usados na escola e nos lugares onde seus filhos acedem à Web. Em todos estes lugares que não estão ao alcance de sua supervisão, pode encontrar-se um aliciador sexual.
Trabalho realizado por Fábio Nr5 e Ricardo Nr12
sexta-feira, 18 de abril de 2008
fábio
Iago
ricardo
leandro
joão clementinho
gosto de andar de bicicleta
adoro esta escola e pertendo andar ate ao fim
Jean
Vim para esta escola para fazer o 9º , gosto de estar em contacto com os animais.
Gosto de estudar cá na escola.
tiago silva
gosto de andar na escola, trabalhar no parque pedagogico
e pertendo andar ate ao fim
rodolfo
gosto de andar nesta escola porque o que eu quero e acabar o meu curso porque para o ano vou ja tirar um estagio.....
gosto de andar de bicicleta e tar com os meus colegas da minha terra ir ate ao parque da nossa terra ir ate la dar umas voltas para nos divertir-mos